Onde: Galeria da Brasil Açu – Rua da Misericórdia nº7 (em frente à igreja da Misericórdia), Centro Histórico Salvador- Bahia tel (71) 3266-3099
Quando: de 13/01/14 até 11/02/14, está aberta à visitação pública das 14h às 18h
Quanto: gratuito
Apoio: Brasil Açu artesanato – Miriam Neri
A exposição “Tempo Dissolvido”propõe um olhar para a pesca artesanal na Bahia, nas comunidades de Itacimirim, Ilha de Maré, Baiacu, Praia do Forte e Rio Vermelho em Salvador, sob a visão de três fotógrafos: Freddy Bandeira, Magali Abreu e Marina Áurea.
A pesca artesanal caracteriza um estilo de vida que organiza famílias em torno de saberes ancestrais, passados de pai para filho, que relaciona pessoas e recursos naturais. Os maiores desafios da pesca artesanal na Bahia hoje, se relacionam à participação dos pescadores nas organizações sociais, poluição, modificação do habitat natural pelo homem, gestão da pesca, além de políticas públicas efetivas. Estudiosos afirmam que as populações urbanas têm muito a aprender com as tradicionais que vivem em maior harmonia com a natureza.
Nesse ensaio fotográfico, cada fotógrafo procura mostrar sob seu olhar e sensibilidade, a riqueza desse tipo de organização social. Compartilhar um pouco dessa cultura é privilégio, tanto do ponto de vista da estética, como sobretudo das lições de vida. Ao invés de focar somente nas consequências da poluição, alterações climáticas, sociais e na dissolução gradativa de um meio produtivo de subsistência, a exposição proporciona um olhar para a beleza e simplicidade, com imagens que exaltam a majestade e a fragilidade da natureza e do povo, revelando esse mundo. É a beleza dessa atividade que nos comove e é isso que está em perigo, e isso é o que devemos procurar salvar.
Magali, Fred e Marina
Fotografias: 24 imagens 30cm x 42cm – Impressão em papel fotográfico (as imagens estarão à venda após a exposição)
Nenhum comentário:
Postar um comentário