segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fotografia contemporanea


Fotografia tirada em Maragogipe -  carnaval dos mascarados 2014, as meninas indo para a festa inocentemente fantasiadas, lindas, simples e iguais .

Ao pé da letra,  o termo significaria toda fotografia feita no nosso tempo. Porém, essa nomenclatura está sendo usada para indicar um estilo específico de fotografia, que não tem a ver com a época que foi tirada. Hoje esse termo passa a classificar todas as fotos que possuem um mesmo estilo.

A fotografia contemporânea rompe com os padrões estéticos clássicos, deixa de se preocupar em repetir o modelo estético que reproduza algo próximo da realidade. Fomos acostumados a ver imagens que perpetuavam esse padrão estético. Foram mais de 600 anos vendo e aclamando fotos e pinturas que se aproximavam o máximo possível da realidade, além disso não se resume apenas à disposição dos elementos no quadro, mas também a da luz.

Outra característica da fotografia clássica é representar sempre um evento digno de ser registrado. Mas a fotografia contemporânea, graças a Nan Goldin, tudo é digno de ser fotografado. Esse estilo não se preocupa em parecer pintura, nem em parecer com a realidade, ao mesmo tempo, também não se preocupa em não ser.O objetivo principal é causar uma reação no expectador, é passar uma mensagem. Dessa forma, não é necessário um evento que justifique a foto, o clique passou a ser subordinado ao discurso, não a estética, muito menos ao evento.

Por isso, a fotografia contemporânea nunca é só ela, sempre está atrelada a um texto, um corpo maior de imagens ou ao estilo característico de quem a criou. Para compreender uma imagem contemporânea é preciso conhecer em que circunstâncias e porque foi concebida.Esse trabalho nos faz pensar no que é, de fato, a fotografia. É o que o fotógrafo captura? Ou é a imagem que o expectador cria na cabeça ao decodificar os elementos presentes na foto?Esse é o papel da fotografia contemporânea, ir além da estética e provocar quem a vê a reagir, a questionar.
VEJA MAIS FOTOGRAFIAS NO SITE 



Fonte: Blog Por trás da objetiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...